Resumo dos capítulos de 25 de Maio a 05 de Junho

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Segunda, 25 de maio
Antero e Padre Bento convencem Mariana a ficar em casa e partem para a fazenda de Eleutério. Maria Rita se espanta ao descobrir que Antero foi cúmplice de Zeca. Rosinha confessa para Santinha seu amor por Zeca. Mariana roga para que sua santa proteja Maria Rita. Zefa alerta Tobi para tomar cuidado e não revelar o local onde Zeca está com Santinha. Mariana descobre o lugar em que Zeca escondeu Maria Rita e decide resgatá-la, acompanhada por colonos da fazenda. Antero conta para Eleutério, Zefa e Padre Bento detalhes sobre sua vida com Mariana. Zé Camilo lembra Terêncio que irá cantar uma música para Edith. Antero e Padre Bento descobrem que Mariana não está em casa e receiam que ela tenha ido atrás de Santinha. Rosinha conta para Zeca que Maria Rita o ama, mas que não pode ficar com ele por causa de seus ensinamentos. Mariana chega com uma cruzada ao sítio e chama por sua filha. Zeca declara mais uma vez seu amor a Maria Rita e tenta beijá-la. Rosinha avisa seu irmão sobre o cortejo e ele sai para falar com mãe de Santinha. Zeca enfrenta a beata e não deixa Santinha sair de casa. Rosinha e Maria Rita rezam juntas para que nada aconteça a Zeca. Um colono mira em Zeca, que não se intimida e o enfrenta. Ele se assusta com a reação de Mariana e deixa a espingarda disparar.

Terça, 26 de maio
Zeca é atingindo no braço e Maria Rita e Rosinha se desesperam. Santinha se irrita com Mariana e decide ficar para cuidar de Zeca. A beata vai embora desolada, sem saber o que fazer. Rosinha cuida de Zeca e reclama de Maria Rita, sem perceber que ela está ouvindo a conversa. Zeca manda Santinha embora, mas ela pede para ficar na casa. Um empregado da fazenda de Antero conta o que aconteceu e o fazendeiro culpa Mariana. Ricardo passeia com Aninha pelo Rio de Janeiro e perde o horário de uma reunião com um cliente. Maria Rosa se irrita com Otávio por reclamar da falta de clientes em vez de tentar consegui-los. Aurora briga com Norberto por causa da situação da rádio. Ricardo tenta se aproximar de Aninha, mas ela esbraveja com ele. Vadinho garante a Geraldo que se ele continuar agindo com calma vai conseguir conquistar Maria Rosa. Jacira, Nina e Cleusinha conversam sobre a viagem de Aninha. Zeca manda Rosinha avisar Eleutério sobre o ocorrido e pede que ela não volte mais ao sítio. Eleutério fica revoltado e resolve não aceitar mais o casamento do filho. Padre Bento conta para Norberto, Aurora e Maria Rosa a história de Zeca e Maria Rita e deixa a filha do casal encantada. Otávio demonstra todo seu desânimo com a rádio para Alfredo Modesto. Ricardo teme a reação de Otávio quando voltar para Paraíso sem anunciantes para a rádio. Maria Rita conta toda a sua história para Zeca.

Quarta, 27 de maio
Antero garante que não vai buscar Maria Rita e Mariana ameaça expulsá-lo de casa. Eleutério fica enciumado e questiona Zefa sobre seu noivado. Rosinha queixa-se com a mãe sobre a noite que Zeca vai passar sozinho com Maria Rita. Maria Rita e Zeca deitam-se lado a lado e ficam incomodados com a situação. Ricardo leva Aninha para o quarto e se surpreende por não tentar conquistá-la. Maria Rosa, Otávio e Dona Ida não conseguem dormir, preocupados com Ricardo e Aninha. Mariana reza para sua santa e pede que ela não deixe Santinha se desvirtuar de seu caminho. Zeca sofre por não poder concretizar o seu amor e abraça Maria Rita. Ela finge dormir e chora por não poder retribuir o ato. Antero não suporta as súplicas de Mariana e a culpa por martirizar Santinha. Maria Rita acorda cedo e vai embora do sítio, deixando Zeca desesperado ao acordar. Zefa exige que Eleutério resolva a situação de Zeca e Maria Rita, pois acredita que os dois dormiram juntos. Tobi e Rosinha encontram Santinha no caminho do sítio e ela pede para a rival fazer seu amado feliz. Maria Rita chega em casa e segue para o convento acompanhada por Mariana. Antero se entristece, mas aceita a decisão de sua filha. Mariana fica feliz com sua conquista.

Quinta, 28 de maio
Terêncio e Zé Camilo vão procurar Zeca depois de cruzar com Mariana e Maria Rita na estrada. Zeca fica inconformado com a partida de Maria Rita. Rosinha e Tobi tentam consolá-lo. Antero confessa para Zeca que Maria Rita tem medo de amar e ser infeliz como ele foi com Mariana. Rosinha ameaça nunca mais falar com Zeca se ele voltar a procurar Santinha. Mariana vai encontrar Padre Bento para pegar a carta de recomendação para a Madre do convento. Zeca decide juntar sua comitiva novamente. Eleutério diz para Tobi que prefere que Zeca se acerte com Rosinha para que ele não volte a ser como era antes. Durante a viagem para o convento, Maria Rita chora ao se lembrar dos momentos que passou com Zeca. Otávio fica furioso com Ricardo por não ter voltado no dia que combinaram. Dona Ida deixa Edith e Das Dores irem ao programa de Geraldo ver Zé Camilo tocar. Ricardo e Aninha passeiam felizes pelo Rio de Janeiro. Aurora mais uma vez recrimina Norberto por ter se associado a Ricardo e Otávio. Bertoni fica satisfeito e agradece Geraldo pelo aumento da freguesia em seu bar. Alfredo Modesto sugere que Maria Rosa venda a rádio para Geraldo. Rosinha fica aflita ao ver a tristeza de Zeca. Zefa comenta com Eleutério que sair em comitiva vai ajudar Zeca a esquecer Maria Rita. Zé Camilo anuncia sua partida e dedica uma música para Edith. Zeca parte com sua comitiva.

Sexta, 29 de maio
Ricardo e Aninha voltam a Paraíso e ele comenta com Dona Ida o fracasso que tiveram com os anunciantes. Otávio fica furioso quando Ricardo lhe conta que só conseguiu arrumar anunciantes para o programa de Geraldo. Maria Rosa fala com Ricardo que eles precisam fazer algo se não quiserem perder a rádio para Geraldo. Rosinha avisa Eleutério que teme que aconteça algo ruim com Zeca. Zefa se irrita com Tobi quando ele diz que ela mente sobre seu casamento. Eleutério diz para Rosinha que ficaria feliz de vê-la casada com Zeca. Irmã Matilde conversa com Maria Rita sobre a vida no convento. Tobi se preocupa com a mentira que inventou para Das Dores. Aninha confessa para Dona Ida que ainda pensa no beijo de Otávio. Zé Camilo e Terêncio acreditam que Zeca esteja sendo castigado por amar Santinha. Mariana garante a Antero que Maria Rita só sai do convento para ser santa. Zé Camilo e Terêncio tentam animar Zeca, mas ele só pensa em Maria Rita. Zefa estranha quando Eleutério lhe diz para ir embora da fazenda com Rosinha. Otávio pega mais um cheque com Norberto para pagar as contas da rádio. Aninha diz para Ricardo pedir conselhos a Geraldo e o deixa irritado. Geraldo anuncia que vai se candidatar à prefeitura de Paraíso. Zefa avisa a Rosinha que elas vão embora da fazenda de Eleutério.

Sábado, 30 de maio
Irmã Matilde tenta saber qual o motivo da aflição de Maria Rita, mas ela se incomoda com o questionamento e desconversa. Passam-se três meses e Zeca volta a ser o filho do diabo, sempre acompanhado por Terêncio e Zé Camilo. Rosinha recrimina Tobi por ter mentido para Das Dores. Zeca pede para Zé Camilo e Terêncio não comentarem sobre os rodeios quando voltarem para casa. Eleutério convida o noivo de Zefa para ficar em sua fazenda e ela se preocupa. Maria Rita escreve uma carta e Mariana afirma para Antero que Santinha encontrou seu caminho. Zeca confessa para Terêncio e Zé Camilo que sonhou com Maria Rita, e eles temem que o amigo sofra novamente. Eleutério e Tobi concordam que Zefa mentiu sobre seu casamento e o coronel fica feliz. Zeca resolve desfazer a sua comitiva para ajudar Eleutério na fazenda. Norberto fica indignado com candidatura de Geraldo e sugere lançar Otávio como seu sucessor. Bertoni, Zé do Correio, Vadinho, Capita e Pedro do Posto conversam sobre a candidatura de Geraldo e se perguntam quem irá concorrer com ele. Das Dores fica preocupada com Tobi, quando os peões da comitiva de Zeca aparecem na pensão sem ele. Irmã Matilde diz para Maria Rita que ela primeiro deve deixar de sofrer para depois ajudar os outros. Antero informa Mariana que, assim que Maria Rita se tornar freira, irá vender a fazenda e se separar dela.



RESUMO DOS CAPÍTULOS DA PROXIMA SEMANA DE PARAISO



Segunda, 1º de junho
Zé Camilo inventa para Das Dores que Tobi se machucou em uma competição e a deixa preocupada. Dona Ida alerta Edith a não se aproximar dos peões da comitiva, para não sofrer depois. Maria Rita fica apreensiva com os questionamentos de Irmã Matilde sobre sua vocação. Mariana não aceita que Antero venda a fazenda e brigue com o marido por causa de Maria Rita. Otávio conversa com Zeca sobre Maria Rita. Maria Rita revela a Irmã Matilde que sua vida foi repleta de enganos. Terêncio não gosta quando vê Zé Camilo flertar com Edith e aposta com o violeiro que consegue conquistá-la antes dele. Mariana fica aflita ao ouvir Zeca tocar o berrante. Terêncio se entristece ao ver a felicidade de Rosinha abraçando Zeca. Zefa se arrepende de ter inventado para Eleutério que ia casar. Zeca confessa para Eleutério que não esqueceu Maria Rita e tenta se consolar com o pai. Rosinha e Terêncio concordam que o amor por Santinha trouxe a infelicidade para o filho do diabo. Zeca afirma que vai casar com Rosinha para esquecer Maria Rita e Eleutério se irrita com o filho. Terêncio acredita que foi traído por Zeca e decide ir embora da fazenda. Rosinha aceita o pedido de Zeca e os dois se beijam. Eleutério conta para Zefa que Zeca pediu Rosinha em casamento.

Terça, 02 de junho
Eleutério pede para Zefa convencer Rosinha a não casar com Zeca. Terêncio confessa para Zé Camilo que não vai deixar Zeca se casar com o amor de sua vida. Rosinha não dá atenção para o que Zefa tenta lhe falar sobre o casamento e deixa sua mãe muito preocupada. Tobi conta para Zeca que Terêncio está furioso com ele e o peão fica inconsolável com a possibilidade de perder seu melhor amigo. Otávio recusa ser o sucessor de Norberto à prefeitura de Paraíso. Maria Rosa impressiona toda a cidade com um discurso político e Geraldo pensa em convidá-la para ser sua assessora. Aninha comenta com Dona Ida que queria ser como Maria Rosa. Eleutério culpa Zeca por Terêncio querer ir embora da fazenda. Antero se consola com Terêncio e fala da falta que sente de Maria Rita. Mariana estranha o comportamento de Antero, que saiu de casa sem avisar. Maria Rita garante para Irmã Matilde que não se arrepende de estar no convento. Mariana não se conforma com o suposto sumiço de Antero e tranca toda a casa com a intenção de castigá-lo. Maria Rita não consegue parar de pensar em Zeca. Terêncio comenta com Antero que Zeca vai se casar com Rosinha para tentar esquecer Maria Rita.

Quarta, 03 de junho
Antero se entristece ao ver Zeca e Rosinha juntos em volta da fogueira. Maria Rita sonha com Zeca e acorda transtornada. Antero fica furioso por não conseguir entrar em casa e Mariana sorri satisfeita. Eleutério não consegue convencer Zeca a desistir de se casar com Rosinha. Zefa tenta aconselhar Rosinha para que ela não sofra por se casar com um homem que não a ama. Ricardo sugere que Otávio aceite a proposta de Norberto e seja um político menos idealista que o prefeito. Aurora recrimina o comportamento de Otávio para Maria Rosa. Terêncio se afasta indiferente e irritado quando Zeca se aproxima com Rosinha. Ricardo percebe que Norberto não tem chance contra Geraldo, devido a seu carisma com o povo da cidade. Mariana fica satisfeita ao saber que Zeca e Rosinha vão se casar. A comissão de moradores do Barro Preto compreende a situação financeira da prefeitura e decide organizar uma quermesse para arrecadar fundos e consertar a ponte de divisa da cidade. Norberto demonstra toda sua indignação a Padre Bento ao comentar a proposta feita por um político para liberar a verba para a prefeitura.

Quinta, 04 de junho
Terêncio desabafa com Zeca e pede que ele faça Rosinha feliz, para que continuem sendo amigos. Eleutério garante a Rosinha que não irá abençoar seu casamento com Zeca. Rosinha teme que Zeca não queira mais se casar e reza para que Santinha continue no convento. Ricardo, Otávio e Maria Rosa tentam encontrar uma solução para o problema da rádio. Vadinho sugere que Geraldo despreze Maria Rosa para tentar conquistá-la. Otávio não consegue descobrir uma forma de falar com o povo da cidade e se irrita com a cobrança de Maria Rosa. Aninha começa a escrever um programa para rádio e Dona Ida incentiva a neta. Zeca comenta com Terêncio que mesmo ele indo embora da fazenda não vai esquecer Rosinha. Mariana tenta saber o que Antero está escrevendo para Maria Rita. Rosinha e Zefa vão até a nova loja para comprar o enxoval do casamento. Zeca conversa com Ricardo e Otávio e conta sobre seu casamento com Rosinha. Zé Camilo e Terêncio inventam mais uma mentira sobre Tobi para Das Dores. Maria Rita lê a carta que Antero lhe escreveu e fica desesperada ao saber que Zeca irá se casar. Irmã Matilde vê sua agonia e lê a carta, deixando Santinha sem ação.

Sexta, 05 de junho
Irmã Matilde consola Maria Rita e a incentiva a decidir o que realmente quer. Zeca confessa a Padre Bento que teme fazer uma loucura se não se casar o mais rápido possível. Eleutério convida Norberto para o casamento de Zeca. Vadinho comenta que Otávio desistiu de concorrer à prefeitura por medo de perder para Geraldo. Norberto pergunta para Eleutério se pode lançar o nome de Zeca como seu candidato. Geraldo fala de suas propostas políticas, certo de que vai ser prefeito de Paraíso. Irmã Matilde afirma para Maria Rita que se amasse alguém como ela ama Zeca, ficaria com ele. Eleutério confirma para Das Dores a história que os peões inventaram sobre Tobi. Eleutério percebe os olhares de Terêncio e Zé Camilo para Edith e a convida para o casamento de Zeca. Geraldo se preocupa com a possibilidade de disputar a prefeitura de Paraíso com Zeca. Aurora fica indignada ao saber do convite que Norberto fez a Zeca e se surpreende quando Padre Bento diz que acredita em sua eleição. Irmã Matilde se preocupa com Maria Rita e conta sobre a existência de Zeca na vida da jovem à Madre Superiora. Mariana começa suas orações, quando descobre que Antero contou para Maria Rita sobre o casamento de Zeca. Maria Rita confessa para Irmã Matilde que Zeca é o filho do diabo e ela fica assustada com a revelação.

0 comentários: